No dia 16 de dezembro, integrantes da Rede Mulher estiveram na Praça do Porto, região central de Além Paraíba, distribuindo folders sobre o funcionamento do coletivo.
Em ação de fim de ano, foram coletados aproximadamente 100 kits de higiene, com itens como absorventes, pentes, lixas, prendedores de cabelo e escovas de dentes para as mulheres carentes.
Parte desses kits foi entregue à empresária Rita França para as mães do Pró Criança e a outra parte foi entregue à enfermeira Monique Chambella para serem distribuídos no posto de saúde do bairro Goiabal, a fim de atender às mulheres daquele bairro.
A Rede Mulher é um coletivo de mulheres voluntárias, que visa promover atendimento a mulheres vulneráveis.
Ela surgiu em outubro de 2020 e vem tentando se organizar e angariar voluntariado entre a sociedade civil, para atuar apartidariamente.
Nesses três anos de existência, já foram apresentados seminários online, realizadas coletas de doações para mulheres em enchente e desabamento, além da apresentação do projeto de doação de absorventes, pela integrante Laura Souza, abraçado pela vereadora Débora Madalena e aprovado na Câmara Municipal e do atendimento voluntário de mulheres agredidas, pelas integrantes.
Atualmente, a Rede vem atuando com o grupo de atendimento online às vítimas de violência psicológica, conduzido pela psicóloga Ivy Faria.
Entre as ações estão previstos: atendimentos jurídicos nos casos de violência contra a mulher, auxílio psicológico, capacitação e apoio na empregabilidade.
Eventuais campanhas de doações de itens ou alimentos podem ocorrer, mas não estão no foco principal da Rede, que pretende se unir a instituições filantrópicas, interligando as ações.
Acesse @redemulher.ap, se voluntarie ou envie para quem precisa de ajuda.