Teatro O Tablado se torna Patrimônio Cultural e Imaterial do RJ

0
60

 

No ano em que O Tablado completa 70 anos, o teatro tem mais um motivo para ser festejado: o local agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de lei do deputado Noel de Carvalho (PSDB), que dá o título, foi aprovado nesta quinta-feira (04/11), véspera do Dia Nacional da Cultura.

O que começou como um teatro amador, em uma sala cedida pelo Patronato Operário da Gávea, obra social em atividade até hoje, com um palco rudimentar e com número insuficiente de cadeiras, é hoje uma das maiores escolas de teatro do Brasil.

Em 70 anos de história, já passaram por lá grandes atores brasileiros como Malu Mader, Andréa Beltrão, Claudia Abreu, Jacqueline Laurence, Miguel Falabella, Enrique Diaz, Louise Cardoso, Marcelo Adnet, Mateus Solano e tantos outros.

O Tablado é um símbolo de resistência porque conseguiu consolidar-se como uma das marcas da nossa cultura cada vez mais relegada a segundo plano. E temos a sorte de tê-lo em nosso estado. E ter um projeto desses aprovado na véspera do Dia Nacional da Cultura para mim é um orgulho e uma vitória para nosso país. A arte também é fundamental nas nossas vidas”, comemorou Noel de Carvalho.