Saiba o que analisar antes de comprar terrenos para investir em BH

0
27

Todo investimento bem-sucedido está condicionado a uma análise apurada daquele mercado que você está atuando. Ou seja, de nada adiantará se você resolver ingressar no mercado de veículos, se você não possuir o conhecimento mínimo a respeito de preço, performance, design e custo-benefício, e, da mesma forma, não haverá em sentido em adentrar no ramo imobiliário se, no mínimo, você não se familiarizar com as questões burocráticas e o comportamento do seu consumidor.

Fato é que, como residir em um imóvel é tratado como essencial, muitas pessoas encarregadas de projetar ofertas ao mercado desconsideram as principais necessidades do público e relativizam o cenário econômico, priorizando as vendas em detrimento do bem-estar do consumidor. E esse tipo de conduta é expressamente equivocada, uma vez que compreender de maneira detalhada todos os interesses do seu público representa a possibilidade de supri-los, sendo assim, motivando as fidelizações e ganhos mais sólidos. Especificamente se tratando de imóveis, cuja demanda residente em casas próprias corresponde a 66% do país, reforça-se a importância de analisarmos os fatores que podem ou não proporcionar bem-estar ao consumidor mediante a compra.

Neste sentido, nos deparamos com algunsinvestidores que, planejando evitar desgaste entre as partes envolvidas e abdicar do processo de identificação de um imóvel que se adequa ao perfil do cliente, dão prioridade a terrenos à venda em BH, beneficiando a autonomia do cliente para projetar um imóvel que corresponda às suas expectativas. No artigo, apontaremos os aspectos a serem considerados para efetivar o investimento em terrenos, tanto da perspectiva do empresário quanto do comprador. Portanto, prossiga com a leitura!

Terrenos: Uma forte tendência do mercado imobiliário

A rentabilidade mediante a venda de bens, produtos ou serviços não está associada ao preço pelo qual o produto é ofertado e, sim, à margem de lucro determinada na precificação. Diante desta premissa, alguns empreendedores acabam se empolgando devido ao grande valor monetário da sua oferta e, tendo em vista o enriquecimento, adentram em mercados que não possuem tanta familiaridade.

O mercado de imóveis tende a ser tratado como o desejo de qualquer empreendedor, reflexo dos expressivos montantes que contemplam as negociações e de uma demanda já estabelecida. Porém, faz-se relevante nos atentarmos aos custos da edificação de um imóvel, já que os investimentos iniciais costumam ser um tanto quanto numerosos. Neste sentido, muitas construtoras têm demonstrado inclinação a oferta de terrenos, com o intuito de faturarem através de uma boa margem de lucro e sem que haja necessidade de altos valores para investimento.

Evidenciando essa narrativa, o mercado de loteamentos cresceu mais de 200% no Brasil durante a pandemia, enquanto a oferta de imóveis à venda chegou a alta de 80%, apontando para uma nova tendência do consumidor que, agora, mais do que nunca valoriza a construção do próprio imóvel. Mas, para que esse avanço expressivo fosse concretizado, algumas diretrizes por parte dos investidores foram adotadas, cuja finalidade diz respeito à busca pela satisfação do cliente.

Créditos da imagem: Pexels

Os aspectos a serem considerado antes da aquisição de um terreno

Não existe segredo para aqueles que consideram a possibilidade de investimento em terrenos independentes ou terrenos em condomínio para vender em BH, porém, grande parte desses indivíduos ignoram os aspectos que estimulariam uma venda e, portanto, não conseguem se notabilizar no mercado. A princípio, a apresentação de uma documentação em dia fornece prerrogativas para a continuidade do negócio, sendo assim, não negligencie as partes burocráticas e disponibilize a matrícula do terreno ao interessado.

Posteriormente, opte por uma localidade que se adeque ao perfil de cliente definido, de forma que, se o objetivo for negociar um terreno para fins comerciais, você o oferte em uma área comercialmente explorada e, tratando-se de terrenos para fins residenciais, sejam disponibilizadas alternativas interessantes ao clientes, compondo áreas residenciais e que, ao mesmo tempo, não demandem longos trajetos até centros empresariais, comerciais, metrôs e etc.

A vizinhança, por sua vez, costuma influenciar na decisão de compra do cliente, logo, estabeleça uma oferta de terreno que, pautada em pesquisas/questionamentos na região, assegure bem-estar ao consumidor. Na sequência, a chance de valorização do seu investimento estimula a expansão desse setor, por isso, explore localidades com potencial de desenvolvimento, seja urbano, econômico ou comercial, a fim de se deparar com a valorização do preço do seu terreno. Por fim, estabeleça o preço do terreno de acordo com os valores praticados pelo mercado, objetivando seduzir consumidores através de uma oferta justa e que seja acessível.

Gostou deste artigo sobre Saiba o que analisar antes de comprar terrenos para investir? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!