DICAS da Podóloga Sueli Possidônio

0
113

Diferenças entre podólogos e pedicures

É bastante comum que as pessoas confundam o papel destes dois profissionais. Podólogos e pedicures trabalham com o intuito de manter os pés bem cuidados e saudáveis, porém possuem atribuições diferentes e bem específicas.

O podólogo é um profissional da área da saúde que tem a função de promover a saúde dos pés. Ele precisa ter alguma formação na área (pode iniciar sua carreira com curso técnico) e é capaz de identificar e tratar de doenças dos pés, tais como: calosidades, rachaduras no calcanhar, unha encravada, olho de peixe, frieiras, etc.

Já o pedicure realiza atividades relacionadas ao embelezamento dos pés e unhas como por exemplo: cuidados com cutículas, limpeza e esmaltação. Existem cursos profissionalizantes nesta área, porém o pedicure não tem a necessidade de um diploma de curso técnico ou superior para desenvolver suas atividades.

É muito comum encontrarmos pedicures que conseguem, por exemplo, desencravar a unha de seus clientes, devido a sua experiência em lidar com esse tipo de problema. No entanto, o podólogo é o profissional mais indicado para isso, pois é capaz de lidar com doenças dos pés e possui conhecimentos sobre processos inflamatórios e infecciosos, biossegurança e patologias dos pés.