Circuito Turístico Serras e Cachoeiras apresenta nova identidade visual.

0
99

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras

 A Política Pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, é referência para os demais estados brasileiros no que tange a gestão da atividade turística, seguindo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo para as regiões turísticas.

Certificado em 12 de maio de 2006, o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é uma instância de governança regional integrados por municípios localizados na Zona da Mata Mineira com afinidades culturais, sociais e econômicas.

O maior objetivo do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é promover a união das cidades para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.

Atualmente a diretoria do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é composta pelo presidente Alex Andrade Anzolin, vice-presidente Luiz Antônio de Medeiros, diretor financeiro Vigorito Lamas da Silva Neto, diretor secretário executivo Claudiomir José Martins Vieira e a gestora Ana Maria Garcia do Carmo Carminati. O Circuito é compreendido pelas cidades de Além Paraíba, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Miraí, Palma, Piraúba, Rodeiro, Santo Antônio do Aventureiro, São Sebastião da Vargem Alegre e Volta Grande.

O trabalho se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.

Hoje, de acordo com a legislação vigente, Minas Gerais conta com 47 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 600 municípios regionalizados.

Rodeados pelas serras de Minas, os municípios do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras apresentam ricos acervos de arte, reúnem diversas belezas naturais e várias opções de passeios por antigas fazendas onde se encontram cachoeiras, produção de queijos, doces, tradicionais alambiques e sabor especial da cozinha típica mineira.

 A importância de uma identidade visual

 Uma marca deve estar sempre atenta ao seu mercado de atuação, ao seu propósito, ao seu público para que permaneça sempre em evolução e comunique a sua mensagem adequadamente. Assim como nós evoluímos ao longo do tempo, uma marca também tem essa necessidade, e com o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras não foi diferente.

Em 2006, quando iniciou as atividades, foi criada a primeira identidade com o propósito de conectar a temática do circuito. O logotipo, era baseado em uma imagem central sobreposta ao triângulo, símbolo alusivo a bandeira do estado, que retratava as cachoeiras de minas.

A nova Identidade visual

A partir dessa importância na construção de uma marca que transpareça valores e evolução, criamos então a nova identidade do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

Trouxemos abaixo alguns dos diferenciais da nova marca e seus significados.

O novo logotipo criado pelo designer gráfico, Cristiano Fófano, foi inspirado especialmente nos elementos que simbolizam a tradição e identidade das cidades mineiras da região.

Ao topo, traços alusivos as estações ferroviárias de Minas que trazem em sua história, lembranças de tempos áureos que impactavam a economia, a cultura e o turismo, ainda remanescente, em várias cidades do circuito.

Ao centro, a imagem do triângulo em vermelho, uma referência a “Santíssima Trindade”, símbolo oficial da bandeira do estado de Minas Gerais.

Na base, o formato circular, traz o conceito de modernidade e infinitude, composto por delineados que simbolizam as serras, montanhas, rios e nascentes.

 O novo site e mídias sociais

Com toda essa mudança, nossos canais de comunicação, site e redes sociais, não poderiam ficar de fora. O novo site, com design estrategicamente elaborado, funcionalidades modernas e layout intuitivo, traz uma navegação simples e rápida para os nossos leitores e seguidores.

Em nossas mídias sociais, compartilharemos conteúdos especiais com dicas voltadas para quem busca conhecimento em nossos potenciais turísticos.  Enfim, a diretoria do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras apresenta todo processo e mudança, agradecemos a todos que acreditam nos nossos objetivos e na nossa missão, vocês também fazem parte desta história!