A determinação do Prefeito Miguelzinho em busca de uma Além Paraíba melhor para todos

0
1597

O PERFIL DO PREFEITO MIGUEL BELMIRO

Miguel Belmiro de Souza Júnior, 36, é casado e pai de três filhos, formou-se no ensino médio pelo Colégio dos Santos Anjos em Além Paraíba. É graduado em “Educação Física”, pela Faculdade Estácio de Nova Friburgo e especializou-se em “Fisiologia do Exercício”, pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. O professor Miguel Belmiro, é apaixonado pela arte, que é “Ensinar”. Antes de exercer o cargo no setor executivo, atuava como Diretor da Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco.

A competência como principal característica de um gestor honesto, que sempre se dedicou a fazer o melhor, apesar dos desafios lutou com garra e determinação.

Entrevistamos Miguelzinho, que nos recebeu com prontidão e bom humor, a partir dessa conversa, conseguimos traçar o perfil do prefeito e identificamos que, todos os seus projetos surtirão efeitos positivos para Além Paraíba, nos próximos anos.

ENTREVISTA

Portal MG: O que o motivou a candidatar-se a prefeito em Além Paraíba?

Miguel Belmiro: Eu fui criado dentro de um ambiente político, onde o meu pai foi um grande exemplo, ele foi médico do povo, uma pessoa dedicada à profissão que teve todas as vitórias que a vida o permitiu, veio de uma família pobre de ferroviários e alcançou o cargo maior da cidade, foi prefeito de Além Paraíba. Acompanhei a luta dele de vida, seu esforço para tentar sempre ajudar o próximo, foi o que me motivou a buscar a vida pública e ocupar o cargo, justamente motivado em tentar ajudar as pessoas, meu preparo educacional veio muito da conduta familiar.

Portal MG: Então, é possível afirmar que o seu pai sempre foi uma grande fonte de inspiração pra você?

Miguel Belmiro: Sim, um exemplo de vida pra toda a família, que se inspira nele no quesito luta, dedicação e caridade, meu pai deixou um legado político fantástico, no dia que eu pisei na rua para fazer campanha pela primeira vez, tive ainda mais certeza.

Portal MG: Qual foi o maior desafio enfrentado no início da sua gestão como prefeito?

Miguel Belmiro: O maior desafio foi o quadro que vivemos em Minas Gerais, onde o ex-governador, Fernando Pimentel, simplesmente ignorava a constituição federal, não repassava os recursos que é de Além Paraíba e outros municípios de Minas.

Portal MG: Nesses dois primeiros anos de mandato, quais foram os projetos de maior destaque implantados pela prefeitura?

Miguel Belmiro: A vinda do “Corpo de Bombeiros” para o município de Além Paraíba foi um grande feito da nossa gestão, pois tem realizado muitas ações positivas na cidade, é uma ferramenta de segurança essencial.

 Através da nova lei de “Regularização Fundiária”, nós vamos garantir que a Prefeitura de Além Paraíba, forneça a população mais carente, aquela que depende da gratuidade jurídica, o direito de registrar o seu imóvel que esteja em situação irregular.

Nós conseguimos a “Construção de um Novo Fórum”, através de parceria com o judiciário, teremos um melhor, com mais agilidade, acessibilidade e com atendimento de excelência à população. Nós já conseguimos realizar muitos projetos bons e muitos outros estão por vir, nosso projeto para o início de 2019, será o “Mutirão da Catarata”, que vai atender muitas pessoas, que poderiam deixar de enxergar em um curto período de tempo.

Vamos também inaugurar uma “Creche Modelo” na nossa cidade, muito bem equipada, desenhada e projetada, que vai dar dignidade as mães do Goiabal, que é um bairro bastante populoso em Além Paraíba, um lugar seguro e acolhedor para os seus filhos, esse vai ser o principal ganho da nossa gestão para 2019.

Portal MG: Qual é o cenário da educação em Além Paraíba hoje?

Miguel Belmiro: A condição da educação no município é boa, porque o professor da nossa cidade é dedicado, ele faz exerce a função porque gosta e faz pelo amor. Por mais que tenha muitas dificuldades, o professor continua dando conta do recado, dia após dia, independente do que aconteça. A condição hoje é maravilhosa, muito por mérito da classe, infelizmente não havia uma política externa pelo antigo governo, seriedade em quanto à educação, consequentemente a prefeitura não conseguia dar o suporte ideal ao profissional da educação.

Portal MG: Qual a sua avaliação em relação ao transporte público do município?

Miguel Belmiro: O transporte público é um problema no país inteiro, sempre há reclamação e sucessivamente vai existir a divergência entre a população e os prestadores de serviços. Mas nós estamos trabalhando intensamente para tentar resolver essas questões, juntamente do vice-prefeito, Dr. Paulo Goldstein, do Secretário de Trânsito, Winston Goulart, do Vereador Presidente da Câmara, Gérson Barreto e os demais vereadores da base. Através da lei atualizada de “Mobilidade Urbana”,vamos atender a normas legais de acordo com a acessibilidade e outros parâmetros,dentro dos pré-requisitos que a lei federal determina. O objetivo é minimizar todos esses conflitos, pesquisas estão sendo realizadas nos bairros do município, para identificar e solucionar os possíveis problemas.

Portal MG: Com relação à saúde no município, qual é a situação hoje?

Miguel Belmiro:Encontra-se estável, pois todas as demandas que são de ordem do município estão em dia,pois nós somos os responsáveis pelo atendimento de atenção básica de saúde, previsto na constituição. Somos solidários e onde existe a falha, por parte do governo, nós resolvemos os casos de média e longa complexidade, pois não existe patrimônio maior que a vida dos seus cidadãos.

Portal MG: A falta de segurança é um problema nacional, qual medida que a prefeitura está tomando em relação à violência urbana aqui no município?

Miguel Belmiro: Nós temos um plano de segurança em ação, em parceria com Vereador Presidente da Câmara, Gérson Barreto, que tem nos apoiado nesse quesito, juntamente do nosso vice-prefeito Dr. Paulo, que é delegado da Polícia Civil, os dois são servidores da segurança pública, eles atuam diariamente focados na segurança e no bem estar da população. Temos o projeto de “Distribuição de Câmeras” pela cidade, com intuito de monitorar, facilitar a segurança e diminuir a sensação de impunidade. Estamos também adequando à lei, que hoje vigora sobre a “Guarda Municipal” de Além Paraíba, através de parcerias com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Policia Civil, Guarda Florestal, entre outros grandes idealizadores. Todas essas instancias de segurança pública, estão integradas nesse projeto, a fim de preparar os guardas municipais, para melhor atender a população.

Portal MG: O Esporte, a cultura e o lazer são mecanismos utilizados para afastar os nossos jovens da criminalidade, existe algum projeto da prefeitura para incentivar esses jovens?

Miguel Belmiro: Sim, nós temos realizado muitos projetos de relacionados ao esportenas modalidades futsal, futebol, handebol, basquete e MMA e corridas com obstáculos. Realizamos e sediamos competições que incentivam a prática esportiva no município, nós sempre temos atividades esportivas educacionais para impulsionar esses jovens dentro do caminho do esporte e dar a qualidade de vida que eles merecem. Tivemos também o “Segundo Campeonato de Bandas e Fanfarras” de Minas Gerais, que foi sediado no município de Além Paraíba, houve uma grande integração, através das Secretarias de Cultura, Educação e Esportes, onde conseguimos realizar o evento, através do apoio da Federação Mineira de Fanfarras de Além Paraíba e algumas Escolas Estaduais.

Portal MG: O turismo é bastante utilizado pelas prefeituras, pois gera renda e mais empregos na cidade, existe alguma atividade desenvolvida para aumentar o turismo na cidade?

Miguel Belmiro:Desde que assumimos a prefeitura, nós sempre nos posicionamos favoráveis em relação ao turismo, porque isso aquece a economia da cidade, atingindo direto e indiretamente o setor de empregabilidade financeira, que a nossa cidade sofre muito. Nós investimos muito no projeto Trens de Passageiros “RIO-MINAS” da ONG Amigos do Trem, que atualmente se encontra desacelerado, devido ao falecimento do presidente da ONG, Paulo Henrique. A meta para Além Paraíba, é colocar pra funcionar o projeto da Maria Fumaça “Locomotiva 51”, que funcionará apenas no âmbito municipal, levando os turistas a pontos turísticos da cidade, como, casarões, patrimônios tombados, parques, entre outros.