Conheça um pouco da história da TEKBIO

0
638
A Tekbio Consultoria é uma empresa voltada para a prestação de serviços ambientais e paisagísticos. Fundada em 2010, a empresa nasceu visando atender a uma carência crescente em nossa região na prestação de serviços voltada ao Meio Ambiente. Nossas primeiras atividades datam das obras de construção da Usina hidrelétrica de Simplício, quando já sob coordenação de nosso Sócio Proprietário o biólogo Júlio Sousa, trabalhamos para a Engevix, responsável pela construção da usina, realizando a supressão da bacia de acumulação e da rebrota de margens que abrigariam o lago da usina entre os municípios de Três Rios e Sapucaia no estado do Rio de Janeiro, e, Além Paraíba e Chiador no estado de Minas Gerais.
Naturalmente, continuamos a trabalhar em nossa região, agora diretamente com Furnas Centrais Elétricas, realizando atividades voltadas para o meio ambiente como Monitoramento de morcegos hematófagos, um trabalho que consistia em identificar locais de alimentação destes morcegos e/ou a sua presença e orientar os proprietários rurais para os cuidados necessários, a fim de proteger sua criação e sua própria saúde. O trabalho durou 4 anos e neste tempo centenas de propriedades rurais foram cadastradas, uma a uma devidamente visitadas e entrevistadas nestes mesmos municípios( Além Paraíba, Chiador, Sapucaia e TrêsRios).
Nossa presença foi constante não somente na zona rural. Foram realizadas 4 oficinas de esclarecimentos e orientação com profissionais mais que reconhecidos no assunto por seus trabalhos e pesquisas desenvolvidos. Voltados para a saúde, executamos o Sub Programa Monitoramento Epidemiológico, onde nós éramos responsáveis por informar à Furnas sobre a incidência de doenças mais comuns em cursos hídricos, além de dar suporte aos municípios nas campanhas de vacinação, oferecendo capacitação aos profissionais de saúde , palestras em escolas e acompanhamento às secretarias de saúde municipais, visando identificar os locais de maior risco. Este trabalho se desenvolveu por dois anos e tivemos a oportunidade de estreitar laços com diversos profissionais de saúde em nossa região.
Foram no mínimo 8 palestras e diversas visitas às secretarias de saúde, participamos de pelo menos 6 campanhas de vacinação quando ajudamos a vacinar as zonas rurais destes municípios visitando fazendeiros e colonos.
Ainda para Furnas, realizamos o programa de Monitoramento de Peixes (ictiofauna) e a Coleta de dados Ictiológicos, ambos os programas no Rio Paraíba do Sul, atendendo a exigência para a Usina de Simplício.
Nós pudemos atuar na Usinas de Funil com o Diagnóstico Epidemiológico, Entomológico e Malacológico no entorno do Reservatório. Foram 12 meses de atividades, com levantamento de estatísticas e identificação das zonas de maior risco envolvendo Secretarias de Saúde dos municípios de Areias, Queluz, Itatiaia e Resende.
Alcançando locais ainda mais distantes, agora na Unisa de Batalha, entre os municípios de Diamantina/MGe Cristalina/GO,com o Subprograma de Vigilância Epidemiológica e de Controle de Vetores e Saúde, este com duração de 18 meses quando auxiliamos na identificação de diversos casos de doenças do meio hídricos e na procura de seus vetores, também oferecemos cursos de capacitação para os profissionais de saúde da região a fim de auxiliar no diagnóstico e eventualmente no tratamento das enfermidades, nossa atuação foi também junto à Secretaria de Saúde destes Municípios.
Realizamos o Monitoramento de Águas Subterrâneas para os aterros Sanitários de Sapucaia / RJ e Além Paraíba / MG e para a Fábrica de Cimento Holcim de Cantagalo.
Pela Prefeitura de Sapucaia, executamos o Trabalho Técnico Social (TTS) do Condomínio Flor de Liz em Jamapará, atendendo a mais de 200 família, oferecendo palestras sobre cidadania, geração de renda, economia do lar, gestão do condomínio e realizando o trabalho de assistência social exigido pela Caixa Econômica Federal.
Também em Sapucaia, realizamos o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que auxilia o município a identificar a situação desde a coleta à destinação final de seu lixo, permitindo assim a prefeitura estar apta a receber auxílio de verbas federais para seu desenvolvimento ainda mais sustentável.
Na prefeitura de Pirapetinga/MG prestamos o serviços de Consultoria Ambiental, cujos frutos podemos destacar o planejamento e a execução de um PRTF (Projeto Técnico de Recuperação da Flora), auxílio na obtenção de diversas licenças ambientais e o Projeto de revitalização da praça Sant’Anna de Pirapetinga, concluída ano passado (2017) e entregue à população. Esse trabalho que foi muito importante para a Tekbio, pois nos permitiu criar a Tekbio Garden, responsável por projetos de paisagismo em toda nossa região.
EmAlém Paraíba/MG, executamos a revitalização dos canteiros da Praça Elias Fadel Sahione em 2012. Já em 2017, fomos contratados para a manutenção e revitalização dos canteiros das 09 praças de nossa cidade. Hoje, executamos o trabalho de poda das árvores do município, promovendo assim sua saúde com a retirada de galhos doentes e facilitando o acesso aos passeios municipais.
A Tekbio Garden realizou trabalhos de paisagismos em diversas fazendas e residências, não só em nossa região, mas também em Rios das Ostras e Rio de Janeiro.
Este foi um pequeno resumo de nossa história, esperamos poder fazer muito mais por Além Paraíba e nossa região.