Há algum tempo, os assessores de imprensa vêm se tornando um ponto colaborativo nas redações pelo Brasil. De acordo com a jornalista, especialista em assessoria de imprensa, Amanda Silveira, o que no passado era algo em que só as grandes instituições ou artistas investiam, passou a ser parte da comunicação do profissional autônomo, nas mais diversas áreas. “O objetivo é levar o conhecimento de profissionais de quaisquer lugares do Brasil para as mídias, sejam elas rádio, tv, portal, site, revista e para o podcast, febre do momento”, explica.
De acordo com a profissional, as mídias digitais fazem isso muito bem e têm um alcance gigantesco, sendo inclusive grandes parceiras na assessoria de imprensa, mas é notável o quanto uma entrevista jornalística enfatiza a autoridade do saber daquele profissional e que, ao contrário do que se possa acreditar, a imprensa ainda é a maior fonte de informações com credibilidade. Isso não deslegitima as redes sociais, muito ao contrário, segundo Amanda, mas elas são territórios livres e, muitas vezes sem apuração correta da notícia. “Temos feito trabalhos lindos alinhando assessoria de imprensa e estratégias digitais. Acredito que a comunicação é tão ampla, que unir trabalhos é o melhor caminho para o sucesso. Achar que só um profissional sabe tudo de um mercado tão amplo é pura arrogância, a meu ver”, destaca.
A assessora conta que, ao se formar, tentou o mercado tradicional por anos, mas não tinha o desejo de estar em uma grande cidade. Após, se casar e ter filhos, acabou migrando para a área administrativa, nunca abandonando o jornalismo 100%. Após alguns trabalhos em assessoria política e longos anos na assessoria institucional da Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba, ela entendeu que podia empreender e fazer do jornalismo uma forma de levar profissionais ao topo. “Eu entendi que poderia ser jornalista, fazer reunião de briefing, ronda de pauta, entrevistar, ajudar na produção e falar de diversos temas diferentes, mas na assessoria de imprensa. E essa foi a grande virada na minha vida”, conta.
Desde 2022, a jornalista se dedica à própria empresa de comunicação e atende profissionais de todas as áreas, em diversas cidades do Brasil, levando a para a mídia temas que possam resolver problemas cotidianos das pessoas e que fazem parte das especializações de seus clientes. Além disso, ela promove treinamentos para que os clientes aproveitem ao máximo a sua fala e vençam suas inseguranças. “Uma coisa que considero importante para quem quer enveredar pelo caminho da assessoria é não perder a essência do jornalista. Não somos publicitários. Nosso papel não é fazer propaganda do cliente e sim entender o que ele tem de informação produtiva para as mídias e ajudá-los a falar de maneira mais simples e objetiva possível”, aconselha.
Outro ponto citado por Amanda Silveira é a boa relação com as redações porque algumas pautas serão importantes para eles, em determinados momentos, outras não serão nunca. Para ela, estar atento às editorias para onde os temas são enviados e estabelecer uma relação de confiança mútua também é muito importante. Ela conclui que os funcionários das redações, de maneira geral, estão assoberbados em seu dia a dia e ser solidária, ajudar em algum aspecto da produção, além do tema e da fonte pode tornar tudo isso mais promissor. Além disso, dar espaço para o repórter, produtor, editor, diretor, respirarem e não impor ou ficar chamando a todo tempo por uma pauta é algo primordial e, no mínimo, ético.