À frente da Lifepro, empresa que há 15 anos atua no gerenciamento de carreiras de jogadores de futebol, está Matheus Andrade Weber Corrêa Braga. Ele conta que a ideia surgiu durante sua formação nos Estados Unidos, quando estudava na Penn State University e jogava soccer ao lado do sócio Diego Corrêa. “Tínhamos a IMG Academy como referência do que gostaríamos de fazer no Brasil, com um modelo 360º para atletas de futebol profissional”, explica.
Modelo 360º de gestão
Desde a fundação, a Lifepro oferece um serviço completo para os atletas, conhecido como modelo 360º. “Fazemos desde a parte de concierge até a negociação de contratos nos clubes de futebol. Conseguimos assessorar nossos clientes tanto dentro quanto fora de campo em qualquer área”, destaca Matheus.
Critérios para representar atletas
A empresa prioriza atletas que compartilhem dos mesmos valores e princípios. “A ideia de buscar sempre o melhor é um dos grandes pilares não só para os sócios e funcionários da empresa, mas também para nossos clientes”, afirma.
Desafios fora de campo
Para Matheus, o maior desafio é apoiar o atleta além das quatro linhas. “Na maioria das vezes enfrentamos o desafio de ajudá-lo a superar a diferença cultural e social de clientes que vêm de situações muito difíceis na vida. Superar esse desafio não só para ele, mas para a família, é o que mais nos traz dificuldade”, relata.
O mercado do futebol em transformação
Ele observa que o profissionalismo é a principal mudança do setor. “Com a chegada de grandes investidores e a transformação dos clubes em empresas, o mercado como um todo tem a necessidade de se profissionalizar no mais alto nível”, avalia.
Casos de sucesso
Entre tantas histórias marcantes, Matheus lembra com carinho do primeiro cliente da Lifepro. “Hoje ele já se aposentou e conseguimos realizar todo o processo de gestão de carreira dele, desde o primeiro clube até o último contrato”, conta.
Conselho para jovens atletas e famílias
Para Matheus, a escolha de um empresário ou empresa de gerenciamento deve ser criteriosa. “O principal são as referências de atletas já existentes na empresa. O cuidado e o esforço de trabalho realizado para cada atleta devem ser sempre o principal”, orienta.
Contato e redes sociais: @lifepro







