More
    HomeEntretenimentoAlém ParaíbaInca aponta que os casos de câncer no Brasil irão crescer nos...

    Inca aponta que os casos de câncer no Brasil irão crescer nos próximos três anos

    Publicado em

    spot_img

    Nutricionista ortomolecular e epigenética explica a importância da mudança de hábitos alimentares na prevenção da doença

    De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, entre 2023 e 2025 são esperados 705 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, ou seja, muitas pessoas serão diagnosticadas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde estão concentradas 70% da incidência. A nutricionista, especialista em ortomolecular e epigenética, Elisa Lobo, destaca que, dados do World Health Organization apontam que 35% dos casos de cânceres de todo o mundo estão relacionados com alimentação. “Olhando agora esse cenário, é realmente urgente que se conscientize dos cuidados com a alimentação para contornamos as previsões”, afirma ela.

    Além disso, outros fatores relacionados ao estilo de vida, como sedentarismo e tabagismo, aumentam o número de casos da doença.

    Elisa Lobo explica que, quando falamos do tratamento ortomolecular, estamos falando de fazer ajustes individualizados, como repor carências nutricionais, que podem impactar diretamente na saúde e na qualidade de vida do indivíduo. Além disso, a ortomolecular pode ser um grande auxílio ao se utilizar de nutrientes específicos e nas doses corretas, para buscar um efeito epigenético, evitando que mesmo com a tendência genética, o indivíduo não venha a apresentar certas doenças, incluindo o câncer.

    De acordo com a especialista, o metilfolato, nutriente bastante estudado e usado frequência na conduta de gestantes, exatamente pelas comprovações científicas do seu potencial de evitar doenças, inclusive neurológicas, nos bebês, tem um papel indispensável no tratamento de pacientes oncológicos.

    Outros importantes nutrientes apontados pela nutricionista são as vitaminas do complexo B, vitamina D, zinco e compostos antiinflamatórios, como a cúrcuma e epigalocatequina.

    Com relação à alimentação, segundo a profissional, é necessário um cuidado maior com os alimentos que alteram o bom funcionamento do corpo, como é o caso dos industrializados, embutidos e os produtos ricos em açúcares. “Uma alimentação voltada para a prevenção e cuidado com o câncer é baseada em comida de verdade, que são as verduras, os legumes, as proteínas – especialmente carne branca e ovos, as frutas, as leguminosas e os cereais. Tudo isso associado ao alto consumo de água e à prática de atividade física”, conclui.

     

    FIQUE POR DENTRO

    Beatriz Oliveira, a atriz surda oralizada que está no elenco de “A Infância de Romeu e Julieta”

    Beatriz Oliveira é a atriz surda oralizada que interpreta a personagem Pórcia na novela...

    Jovem do Planeta II é o mais novo contratado do Vasco da Gama

    Com apenas 16 anos de idade, mas com um talento esportivo incrível, no início...

    Raony Farsura chega inovando no estilo Pop Internacional com lançamento da canção “Primeiro Amor” pela Flame Music

    O cantor lançou seu mais recente single “Primeiro Amor” pela Flame Music. Com composição...

    MG Produções recebe ex BBB no evento Mulheres Destaque em Além Paraíba

    A ex BBB Letícia Santiago estará presente em evento da MG Produções, que homenageará...

    FIQUE POR DENTRO

    MG Produções realizará o evento “Mulheres Destaque” em Sumidouro

    A MG Produções está organizando um evento para homenagear as mulheres que se destacaram...

    Nutrição Sustentável: Um estilo de vida defendido por Tatiana Vasconcelos

    Tatiana Vasconcelos é uma nutricionista cuja trajetória vai além das consultas convencionais. Com especialização...

    Julia Horta lança seu primeiro livro em Além Paraíba

    Além do lançamento do livro, a jornalista apresentará palestra no Cine Teatro Brasil Dia 16...